Eliana Ribeiro







Olá, sou Eliana Ribeiro arteterapeuta tecedora de teias urbanas. Minha formação transdisciplinar une diversos fios, de diferentes cores e texturas. Os da academia_ com graduações em História e Ciências Sociais na UFRJ;  Mestrado em História Social da Cultura na PUC-RJ e Doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, pelo Programa EICOS, do Instituto de Psicologia da UFRJ_ trançam-se aos das artes _as performances, o Teatro do Oprimido e a Contação de Histórias_  e aos de minha formação como terapeuta: Facilitadora de Biodanza, Arteterapeuta, com Formação Clínica e Especialização, ambas pela Clínica POMAR- RJ e Facilitadora em SoulCollage®, credenciada pelo SoulCollage® Institute.

Como arteterapeuta, além dos atendimentos individuais e em grupo, exerci, durante 12 a função de docente em curso de especialização em Arteterapia, ministrando disciplinas que abordam os contos tradicionais, a cultura popular e as artes da performance, orientando, também, monografias sobre estes temas. Integrei a Comissão Científica da Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro, como adjunta (2014-2018).

Pesquiso sistemas tradicionais de cura que envolvam a palavra e a performance, tais como benzimentos e contação de histórias. Acredito que os saberes ancestrais, presentes nas diversas matrizes formadoras da grande rede da cultura popular, são fios fundamentais para a tessitura de uma vida qualificada, criativa, contribuindo para a elaboração de um paradigma de saúde que ofereça alternativas às práticas excessivamente medicamentosas, que tanto enriquecem aos grandes laboratórios transnacionais.

Minha prática profissional busca dialogar com a cidade, por considerá-la fundamental para a praxis de arteterapeutas. Penso que as esquinas, figuras arquetípicas, memórias e fluxos das cidades são lugares nos quais inconsciente coletivo adquire uma face, uma lembrança e/ou um projeto que perpassam os envolvidos na relação arteterapêutica. De fato, concordando com a Organização Mundial de Saúde, entendo que uma vida criativa e qualificada inclui o exercício criativo e pleno da cidadania.











Um comentário:

  1. Estarei por aqui acompanhando essas teias de conhecimento e criatividade querida professora Eliana. Grata por compartilhar seus saberes!

    ResponderExcluir