Moitará de Histórias



Moitarás são encontros de Contadores de Histórias, promovidos pelo !Ponto do Conto, no qual se realizam trocas de narrativas. A cada Moitará _ organizado em torno de um tema _os participantes pesquisam, narram e compartilham as histórias escolhidas, distribuindo cópias das mesmas. Ao final do encontro, o círculo de Contadores forma um repertório, construído coletivamente, com a Palavra de cada um.. Em um Moitará não existe platéia, todos assumem a função de contadores/ouvintes co-criadores das histórias.


O conceito de Moitará vem do povo Kamaiurá. O Moitará constitui a única ocasião em que tribos diferentes acampam no mesmo local. É um ritual de trocas de artefatos ligados à especialização manufatureira de cada grupo. É também o momento em que cada tribo apresenta suas manifestações culturais como pinturas, danças, cantos, etc. Contribui para a valorização de cada cultura em particular e para a manutenção dos valores básicos comuns a todas as tribos, o que garante relações pacíficas entre as diferentes identidades culturais. (Fonte: http://grupo.moitara.sites.uol.com.br/moitara..htm)

A experiência de nove anos participando de trabalhos com o Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro foi uma das bases para este projeto. Augusto Boal em seus livros diz, com muito bom humor , que todos podem fazer teatro...até os atores. Portanto, considero que todas as pessoas são contadoras de histórias. Deste modo, todos tornam-se sujeitos de sua própria narrativa, pesquisando e preparando o próprio conto; assumindo a própria voz frente ao grupo.

Com os Moitarás de Histórias, realizo um dos fios condutores do meu trabalho: ocupar os espaços da cidade com Arte. Até então realizados no Jardim Botânico da Cidade do Rio de Janeiro, os Moitarás estão se constituindo em Teias Urbanas, com a proposta de realização caminhante, em parques e praças da Cidade do Rio de Janeiro.

VEJA MAIS SOBRE OS MOITARÁS:

I -Moitará de Histórias do !Ponto do Conto

II-Moitará de Histórias do !Ponto do Conto


FOTOS DO XIV MOITARÁ DE HISTÓRIAS - JARDIM BOTÂNICO- RIO DE JANEIRO








Nenhum comentário:

Postar um comentário